Próximo satélite que vai cair na Terra se chama ROSAT

No final do mês passado um satélite lançado em 1991 chamado UARS perdeu força e caiu na Terra, terminando sua jornada de envio e recebimento de sinais direto do espaço. Ele ganhou atenção especial dos desenvolvedores do aplicativo SatelliteAR, que foi atualizado para mostrar com precisão onde o UARS estava passando e onde ele cairia. Agora outro satélite está prestes a sofrer o mesmo destino. Ele se chama ROSAT.

Renderização artística do ROSAT

Lançado em órbita em junho de 1990, o ROSAT é um telescópio de raio-x que foi construído por alemães mas lançado pela NASA direto do conhecido Cabo Canaveral. Ele tem pouco menos de 2,4 toneladas, cerca de 4 toneladas menos do que o UARS, mas nem por isso é menos perigoso: por causa da sua resistência ao calor partes de até 400 kg do satélite podem passar intactas pela reentrada na atmosfera e atingir algum lugar do planeta. ROSAT, aliás, é o apelido para Röntgensatellit, que é como os alemães chamam os telescópios de raio-x.

A reentrada está prevista para acontecer até dezembro desse ano e por causa do seu material, as chances de atingir alguém são um pouco mais altas: 1 em 2 mil. Mas não duvido que até lá o aplicativo SattelliteAR também seja atualizado para receber informações desse satélite e deixar os usuários de Android mais tranquilos.

E dois meses é tempo mais do que o suficiente para algum desenvolvedor criar um aplicativo para o iOS também. Só não sei se vai ser tempo o bastante para a equipe da Apple aprovar.

Fonte: http://www.tecnoblog.net

Anúncios

Publicado em 03/10/2011, em Universo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: