Em busca da liberdade na Líbia

Um povo em busca de liberdade, mas não a verdadeira…

Como Tudo Começou:

Tudo se iniciou quando manifestantes pediram a saída de Muammar Kadafi, em 13 de fevereiro deste ano. Os manifestantes destruíam prédios, criavam incêndios e bloqueavam passagens como uma forma de protesto.

Muamar Kadafi comandava a Líbia a 42 anos. Os manifestantes pediam liberdade, democracia e a redução da corrupção no país, e tirar o Kadafi do poder era essencial para isto acontece.

No dia 21 de fevereiro, os manifestantes, agora chamados de rebeldes, se juntaram com as forças militares desertoras e começaram a dominar cidades no Oeste e no Leste do país, com isto, Kadafi começa a chamar mercenários para conseguir manter o controle em Trípoli.

As cidades que estavam sobre domínio dos rebeldes voltam para as mãos de Kadafi, porém, em 19 de março a ONU cria um zona de exclusão na Área Aérea Da Líbia para evitar que Kadafi continuasse a atacar os civis.

A Reação Do Outros Países:
(Lista Retirada Do Wikipedia)

  1. Cuba: É contra qualquer intervenção estrangeira na Líbia e também reiterou um pedido de calma para as autoridades da Líbia.
  2. Venezuela: É contra a interferência estrangeira na Líbia, e o presidente Hugo Chávez disse que ninguém pode condenar as ações de Khadafi, pois quem ataca o Afeganistão e o ão tem moral para condenar ninguém.
  3. Em 01 de março defende que alguns países formem uma comissão de mediação como meio de buscar uma saída pacífica ao conflito interno que vive a Líbia.
  4. NicaráguaDaniel Ortega, presidente da Nicarágua, declarou apoio a Khadafi se caso houvesse uma guerra civil.
  5. Argentina: Se mostra preocupado diantes de graves violações de direitos humanos na Líbia e apoiou a convocar uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra.
  6. Peru: No dia 23 de fevereiro de 2011, cortou relações diplomáticas com a Líbia.
  7. Estados Unidos: O presidente Barack Obama condena a violência, mas não faz qualquer referência a renúncia de Khadafi. No dia 25 de fevereiro, o governo dos EUA anunciou que colocaria sanções unilaterais contra a Líbia e que cordenará sanções internacionais.Entre as medidas em estudo para tornar o regime de Kadhafi “responsável” inclui a imposição de um embargo de armas eo congelamento de fundos da Líbia para o uso da violência por parte do regime de Muammar Kadhafi.
  8. Brasil: É contra a violência aos manifestantes. Procura se unir com outros países lusófonos, como Portugal, para tomar decisões. Publicou em nota oficial o pedido de cessar-fogo imediato na Líbia.
  9. Rússia: Exige da Líbia o fim da repressão e o respeito aos direitos humanos
  10. Zimbabwe: Apoia Kadhafi e enviou tropas para ajudá-lo. Caso seja necessário, Khadafi pode fugir para esse país.
  11. Colômbia: Condena a violência de forças policiais contra os manifestantes.
  12. Canadá: Diz que cumprirá determinações da ONU contra a Líbia e que isso dificultará o acesso às armas para que podem ser usadas contra a população.
  13. Irã: O presidente disse que o povo árabe “cavará a cova” dos soldados ocidentais, se houvesse uma intervenção dos mesmos.

Conclusão:

Em agosto de 2011,  Kadafi, parentes e membros do seu governo fugiram. Para a comunidade internacional, Kadafi não fala mais pelo povo líbio, tendo essa autoridade agora recaindo sobre o CNT (Conselho Nacional de Transição).

Mas o que sobrou verdadeiramente disto tudo foi apenas sangue.

Cerca de 15 mil pessoas morreram na guerra na líbia, diz ONU.

Anúncios

Publicado em 25/09/2011, em Mundo e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. I am not new to blogging and really value your blog. There is much prime subject that peaks my interest. I am going to bookmark your blog and keep checking you out. Wish you good luck.

  2. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored material stylish. nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: